8 de ago de 2011

O que significa 8/7c e 9/8c nos pôsteres de séries?


Uma questão que sempre levanta dúvida nos fãs das séries são os números acompanhados de letras como 8/7c e 9/8c que aparecem nos pôsteres e cartzes dos seriadose representam  o horário de exibição dos mesmos nos Estados Unidos. A confusão acontece, porque essa forma de exibição não é convencional para nós.
Reparem na parte destacada do pôster da sétima temporada de “House” abaixo:
Entenda os números
MON 9/20: é a data que estava marcada para a estreia da temporada ano passado, onde MON representa monday (segunda-feira em inglês), e 9/20 representa o dia 20/09 (nos Estados Unidos primeiro você coloca o mês para depois colocar o dia).
8/7c: Representa que o horário em que o episódio vai ser exibido. O Primeiro número, mostra o horário em que a série vai ao ar no horário do Pacífico e da costa leste, ou seja, 8 horas da noite (20h).  Já o segundo número, que vem  sempre acompanhado de um C, mostra a hora marcada de exibição no horário central  e das montanhas, que no caso é 7 horas (19h).
Fuso Horário
Ai você se pergunta como assim horário do pacífico, costa leste, central e das montanhas? Bom para entender isso precisamos nos lembrar dos Fusos horários. Pelo fato dos Estados Unidos ser um país com território extenso “lateralmente”, ele possuí diferentes fusos horários, mais especificamente 4 fuso. Sendo eles:
* Hora do Pacífico: que abrange Los Angeles, Las Vegas e São Francisco, possui o fuso -8;
* O horário Central fica no fuso -7;
* O horário das Montanhas fica no fuso -6;
* O horário Leste que abrange Nova Iorque fica no fuso – 5;
Vejam a representação no Mapa abaixo:

 Na linha amarela vemos o fuso horário do Pacífico, que lembrando vai ser sempre o primeiro número que vier na frente do pôster 9/8c, significa que vai ser exibido as 21 horas no horário do Pacífico.
Na linha verde claro vemos o fuso horário oficial do Brasil (Horário de Brasília)
Na linha lilás vemos o horário zero, que Abrange Inglaterra e Portugal  (parte continental)
Horário de verão
Quando a maioria das séries retornam, em setembro, os Estados Unidos estarão em horário de verão, ou seja, eles estão com 1 hora a mais do que o fuso normal. Nessa época, é comum vermos as pessoas que estão nos EUA falando sobre a série mais cedo, fazendo reviews de episódios mais rápidos e os links para download do seriado são disponibilizados também antes do que o de costume. Isso acontece justamente por causa do horário de verão lá fora, que diminui a diferença entre a hora daqui e a de lá.
Vamos usar “House” como exemplo:
House: 8/7 c
Significa que a série será exibida as 20 horas no horário do Pacífico e do leste, e as 19 horas no horário central e das montanhas.
Quando estiver sendo exibido em Nova Iorque (Horário do Leste -5), vão ser 20 horas lá e 22 horas aqui, caso eles estejam em horário de verão. Se ninguém estiver em horário de verão, enquanto a série estiver sendo exibida lá, aqui serão 23 horas. E, quando nós estivermos no horário de verão e eles não, os ponteiros marcarão meia-noite quando a série estiver indo ao ar na terra do tio Sam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário