27 de abr. de 2011

Novo robô consegue imitar movimentos de lagartas.

Robô GoQBot faz o movimento de rolamento balístico (Foto: Bioinspiration and Biomimetics / Reprodução)Robô GoQBot faz o movimento de rolamento balístico (Foto: Bioinspiration and Biomimetics / Reprodução)


Cientistas da Universidade Tufts, nos EUA, criaram um robô capaz de imitar os movimentos de uma lagarta. O GoQBot, como foi batizado, tem 10 cm e um corpo macio, bastante flexível, feito de borracha de silicone, e é acionado por uma espiral metálica que fica dentro do aparelho. A descoberta foi publicada pelo jornal científico “Bioinspiration & Biomimetics”.
Segundo os pesquisadores, o mais importante foi conseguir repetir o movimento de rolamento balístico, usado pelas lagartas em situações de fuga, no qual o corpo ganha a forma de uma roda. O robô consegue adquirir o novo formato em menos de um décimo de segundo e se locomove a mais de 0,5 m/s, números que são considerados altos.
Robôs capazes de imitar os movimentos de animais como cobras e lagartas normalmente têm baixa velocidade, mas são importantes pela capacidade de rastejar e escalar em lugares difíceis. Tais robôs podem ser utilizados em missões de busca e resgate.
“Devido ao alcance e à velocidade aumentados, robôs rastejantes, sem membros e com capacidade de rolamento balístico podem ser utilizados de forma mais abrangente em locais de desastres, como depois de um tsunami. O robô pode rolar por entre os escombros e se embrenhar no perigo por nós”, afirmou Huai-Ti Lin, principal autor da pesquisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário