22 de mai. de 2011

Aplicativo deixa despedida no Facebook em caso de morte.

É triste, mas é verdade: Um dia você vai morrer.
Por isso, qualquer ser vivo do Facebook (fake não vale) é público alvo do aplicativo If I Die (“Se Eu Morrer”). O funcionamento é simples, em três passos: (1) Você registra uma mensagem em vídeo ou por escrito e manda para lá, (2) escolhe três amigos de fé para reportar sua morte (só quando os três disserem que você morreu o vídeo é postado na sua timeline) e (3) morre. O resto do trabalho o If I Die faz para você.
A mensagem pode ser um “adeus” emocionado, uma vingança contra seus desafetos ou até um testamento.
Além de criatividade na idéia do aplicativo, os idealizadores também foram criativos na ação publicitária. Escolheram algumas pessoas na internet e descobriram onde elas estavam com as ferramentas usuais de localização do Google, do Twitter e do próprio Facebook. Depois, ligavam para o local e perguntavam pela pessoa. Uma das vítimas escolhidas foi Adam Ostrow, editor-chefe do site de tecnologia Mashable. Ele estava em um restaurante chamado Organic quando foi encontrado. Quando ele atendeu à ligação feita ao restaurante, uma voz macabra disse: “A morte pode encontrar você a qualquer hora, em qualquer lugar, até no Organic. Vá para o Ifidie.net antes que seja tarde”. Segundo os criadores da campanha, foram milhares de ligações como essa.
Veja o vídeo de apresentação do aplicativo e, abaixo, o da campanha, com a ligação a Adam Ostrow (ambos em inglês).





Nenhum comentário:

Postar um comentário