2 de mai. de 2011

Nasa adia lançamento de aranhas ao espaço.

Duas Nephila clavipes irão a Estação Espacial com o ônibus Endeavour
Não foram só os seis astronautas da missão STS-134 que perderam a viagem a Estação Espacial Internacional com o adiamento do último vôo do ônibus espacial Endeavour.
Além da tripulação, a nave que deveria ter decolado no último dia 29 levaria também ao espaço um experimento com aranhas.
O ônibus Espacial partiria na última sexta-feira, porém alguns problemas técnicos fizeram com que a contagem regerssiva fosse interrompida.  Uma nova data ainda não foi fixada.
O Commercial Generic Bioprocessing Apparatus Science Insert-05, ou CSI-05, é um habitat projetado para acompanhar o desenvolvimento das aranhas em um ambiente de microgravidade. Ele mantém a temperatura, umidade e ciclo de luz para os animais. Além disso, o equipamento contém um ambiente separado para as moscas de fruta, que servirão de alimento às aranhas.
Esta é a segunda investigação com aranhas feita na ISS. Da primeira vez, a Nasa enviou dois animais, das espécies Larinioides patagiatus Metepeira. Desta vez, duas Nephila clavipes serão enviadas. Elas tecem uma teia tridimensional assimétrica, e faz parte da pesquisa descobrir se há ou não alterações nesse padrão quando os animais estão sob efeito da microgravidade.
O experimento deve durar 45 dias e, durante este período, alunos de escolas americanas podem acompanhar o crescimento tanto das aranhas como das moscas por meio da internet (bioedonline.org e orionsquest.org). As imagens postadas todos os dias podem ser comparadas a animais criados nas salas de aula.

FONTE: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário