15 de mai. de 2011

iPad 2 é tão rápido quanto o super computador Cray, de 1985.

Você provavelmente nunca pensou nisso, mas é verdade: um iPad 2 é tão poderoso quanto um “super computador” de 1985. Francamente, isso é incrível, pois um dispositivo que você pode segurar em suas mãos e que custa algumas centenas de dólares, pode fazer o mesmo trabalho que o computador Cray fazia 26 anos atrás.
Super computador de 25 anos atrás (Foto: Divulgação) 
Super computador de 25 anos atrás (Foto: Divulgação)

O Cray 2 tinha oito processadores e era do tamanho de uma máquina de lavar. O tablet da Apple, além de ser menor, também requer muito menos energia do que o Cray 2, sem falar na refrigeração. Na época, o sistema do computador precisava de um fluido chamado Flourinert, que foi desenvolvido pela 3M para manter a sua temperatura regularizada, além de coolers. Hoje, um iPad 2 tem apenas um processador ARM, utiliza menos de 10W de potência e não requer nenhum cooler.

De acordo com o Dr. Jack Dongarram, professor da Universidade do Tenesse, se o iPad 2 tivesse sido criado em 1985, ele teria se mantido na lista dos 500 computadores mais poderosos até 1994! Além disso, o Dr. Dongarra afirmou que a segunda geração do iPad tem uma performance até 10 vezes melhor que a primeira geração do tablet, devido ao processador dual-core ARM Cortex A9.

Ao contrário da maioria dos super computadores, o iPad 2 não pode trabalhar em conjunto com outros iPads, por conta de limitações do seu sistema iOS, mas isto poderia ser feito com o Jailbreak ele poderia ser acoplado a outros tablets, mesmo que os dispositivos tivessem que conversar entre si através de Wi-Fi.

É fascinante ver como a tecnologia evoluiu em pouco mais que 25 anos. Algo que precisava de mais de dois homens pra ser carregado, agora cabe na palma de nossa mão. O que você acha que vai acontecer nos próximos 25 anos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário