7 de mai. de 2011

Facebook libera novo serviço de e-mail. Veja como usar.


O email do Facebook, a que a empresa se referia internamente como “Gmail Killer”, finalmente está sendo liberado para todo mundo – é só entrar no Facebook, clicar em Mensagens, dar Ok na janelinha exibida e você ganha automaticamente o endereço seunome@facebook.com. O Facebook Mail tem campo de busca, permite mandar arquivos anexados às mensagens e até encaminhá-las via SMS para o celular do destinatário (desde que ele tenha habilitado essa função). Os emails recebidos e enviados ficam numa só caixa postal, e não é possível organizá-los com pastas ou rótulos. As mensagens também não têm campo de assunto.
Você é alertado sobre a chegada de novos e-mails pelo próprio navegador – tanto no Chrome quanto no Firefox, a aba do Facebook pisca quando há novas mensagens. Para que isso aconteça, a aba precisa estar pinada, ou seja, afixada no canto da tela (para fazer isso, é só dar um clique nela com o botão direito e escolher a opção Fixar). Dá para mandar mensagens para qualquer pessoa, mesmo se ela não estiver na sua rede de amigos do Facebook.
O novo serviço do Facebook é um email para dummies – uma versão hipersimplificada de algo a que estamos acostumados. Você pode achá-lo pobre, mas tenha em mente o seguinte: como o Nintendo Wii deixou claro, não existe nada que o público em geral considere ’simples demais’. Quem sabe daqui a 1 ou 2 anos estejamos todos usando o Facebook Mail e nem nos lembremos do Gmail. Se eu fosse o Google, começaria a me preocupar com isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário